Autor : giuffrida47@gmail.com segunda-feira, 15 de julho de 2013



Bom voltando ao nosso tema: ajuda consular e outros: Tudo começa de um sonho...mas se é o seu sonho só você sabe do que ele é feito, então só você sabe como realiza-lo. Você tem sede de que...lembra da musica?
Então se o seu sonho é vencer fora do pais, ou no pais mas produzindo para exportar suas ideias, eu posso garantir que todos os países tem interesse na diversificação, e por outro lado ninguém poderá proibir a sua empresa denegociar aonde quer que seja, os seus produtos desde que sejam lícitos e sigam as regras exigidas por cada pais.


Para falar a verdade, não são poucas, cada pais tem uma exigência diferente, por exemplo: se você quiser exportar algum produto que envolva madeira, muitos países exigem saber tipo qual a madeira utilizada, e se essa madeira vem de reflorestamento, e até o tipo de prego empregado. Falo por experiência própria porque eu mesma já me servi do Consulado Brasileiro em Dublim para conseguirtodas as informações uma vez quando tinha interesse no assunto.
E' incrível o que se descobre quando se pesquisa e o quanto se aprende.





  • Solicitei informações ao Consulado Brasileiro em Sidney, Austrália e só para dar-nos uma ideia, de uma olhada em alguns dos serviços que eles podem ajudar a nos, empreendedores, quando se trata de "business".
  • Prestar assistência a empresas Brasileiras interessadas em exportar para o mercado Australiano.
  • Assistir a empresas australianas interessadas em importar produtos Brasileiros e investir no Brasil;
  • Elaborar pesquisa de mercados e informações sobre produtos os quais são publicados na BrasilGlobalNet.
  • Manter informações atualizadas na BrasilGlobalNet referentes a região da Austrália e ilhas do Pacífico Sul.
  • Apoiar a missões empresariais e outros eventos de interesse para a promoção comercial.
  • Participar e promover produtos brasileiros em feiras comerciais.
  • Divulgar feiras, eventos, informações sobre oportunidades comerciais e de investimento.

e tem muito mais!



Eu entendo que os mesmos serviços devem obrigatoriamente serem prestados por todos os Consulados Brasileiros em qualquer lugar do mundo. Como sou alguém que nunca desiste entrei em contato novamente e recebi muito mais informações que julgo serem úteis para meus leitores interessadissimos na Austrália. 

Perguntados sobre qual o perfil das empresas que procuram o consulado solicitando ajuda de qualquer especie, referencias, burocracia etc. me foi respondido que eles tem o mais variado publico nesse sentido com enfase em micro e media empresas. Eu quis saber também como esta indo o bum econômico do Brasil do ponto de vista do Consulado brasileiro em Sidney e recebi a seguinte resposta:

"Estatísticas de importação e comércio exterior Brasileira estão disponíveis no site do MDIC(SECEX) no seguinte atalho, aonde pode-se acessar o intercâmbio comercial por país: http://www.desenvolvimento.gov.br//sitio/interna/interna.php?area=5&menu=3785&refr=576"

Dei uma olhada e achei muito interessante visto que exibem ali estatísticas de muitos outros países também. 

Eu estive na Austrália em 2008 e olhei bastante por la.Eu gosto de olhar, perceber as coisas. Estive em Melbourne. Vi muitos pontos muito semelhantes ao Brasil, até pelo clima de calor, o povo é alegre e hospitaleiro , e devo dizer que não vi preconceito por lá; brancos, Asiáticos, negros, etc são todos tratados igualmente. 

A Austrália é enorme e precisa de trabalhadores , precisa de gente, negócios que ponham a economia para girar, mas com um ordenado crescimento.Inclusive a mão de obra mais simples é bem aceita desde que o candidato esteja regularizado naquele pais. Eu vivo na Irlanda hoje e não é a toa que um montão de irlandeses tenhamconcretizado o sonho de se mudarem para lá. 

Existem vistos que a Australia preferencialmente para pessoas ate 30 anos.

Uma outra informação interessantissima que consegui no Consulado em Sidney foi com relação ao SECOM Setor de Promoção Comercial e de investimentos(SECOM ) - em Inglês: Brazil Trade & Investment Bureau, é parte de uma rede mundial de postos localizadas em Consulados e Embaixadas mundo afora, subordinada ao Departamento de Promoção Comercial e de Investimentos do Itamaraty. 

Missão: promover o Brasil e os produtos Brasileiros na Austrália, assim como estimular interesse pelo investimento Australiano no Brasil e a promoção do Brasil como destino turístico. 

Os serviços são gratuitos e incluem: 
  • Promoção comercial: 'construir de pontes' entre o exportador Brasileiro capacitado e o mercado Australiano.
  • Inteligência comercial: diagnóstico para indicar à indústria brasileira quais setores promissores na pauta de importação Australiana.
Sejam empreendedores, exportadores brasileiros, importadores australianos, ou público interessado em importar produtos do Brasil para fins comerciais , o SECOM procura auxiliar e orientar na medida do possível e disponibiliza diversas informações e instrumentos de apoio ao importador estabelecido na Austrália que tencione importar produtos do Brasil.


Leram o post aqui nesse mesmo blog 'O fácil caminho difícil?' é isso....Nada é fácil mas tudo é possível digo eu...Se você procurar uma ideia na sua cabeça, olhar para os lados e ver o que você tem a disposição perto de você, os meios existem já, acredite!


Existem trabalhos online pagos (muitos desonestos mas alguns honestos) ou você pode criar um trabalho para você, com determinacao , separe uma parte de tudo o que ganhar com um objetivo, seja ele qual for, nao importa se voce nao consegue, tanto antes de ter essa intencao , voce nao tinha essa entrada nao?

Tenha o pensamento fixo em duas palavras: DETERMINACAO e ORGANIZACAO ! e muito suor...nao existem outros segredos!

Continuando nossa conversa com o Consulado Brasileiro em Sidney , formulamos mais algumas questoes :

 Existe alguma outra entidade para onde o Consulado Brasileiro redireciona as pessoas interessadas em abrir ou ampliar seus    negócios?

Existe algum acordo bilateral de colaboração comercial  entre Brasil e Australia?

Quais as semelhanças culturais que propiciam o comercio entre Brasil e Australia?

E gentilmente recebemos o arquivo abaixo com todas as respostas que possam servir aos interessados.


file:///home/chronos/user/Downloads/Como%20Exportar%20Austr%C3%A1lia%202010.pdf


informacoes gentilmente cedidas por :
Luis Henrique Aroeira Neves
Senior Trade & Investment Officer 
Brazil Trade Bureau
Consu
late-General of Brazil
Level 6, 45 Clarence St.
Sydney  NSW 2000  AUSTRALIA
Phone:  +61.2.9285.5713


Leiam os anúncios publicados em nossa pagina com muito mais informacao para você.

Leave a Reply

Subscrever aos posts | Subscrever aos comentarios

- Copyright © Negocios do Brasil no Mundo! - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -